O laboratório dispõe desde 2003 de tecnologia analítica avançada, sendo ESPECTROMETRIA DE INFRAVERMELHO POR TRANSFORMADA DE FOURIER (FTIR) um dos Métodos Analíticos principais que se traduziu numa ferramenta muito importante para o desenvolvimento da qualidade, inovação e eficiência analítica.
Com a necessidade de responder à crescente procura dos serviços analíticos, e às exigências do mercado vitivinícola, a Enofast mudou de sede em Julho de 2010, ampliando grandemente a sua área de laboratório, promovendo grandes novidades ao nível tecnológico, adquirindo novos equipamentos de análise, AUTOANALISADOR ENZIMÁTICO MULTIPARAMÉTRICO, numa perspetiva de Inovação e Diversificação dos Serviços.
Sistema Interno de Gestão da Qualidade
Também a partir de 2010 e com a necessidade de demonstrar inequivocamente a sua aptidão e garantir a qualidade dos serviços prestados, a Enofast implementou um Sistema Interno de Gestão da Qualidade baseado nos referenciais da Norma ISO/IEC 17025:2005. Regularmente é feito um Controle Qualidade Interno- Ensaios interlaboratoriais com a ALABE e BIPEA (onde estão presentes empresas de todo o Mundo), e também com o IVDP, dada a nossa localização geográfica e importância da Região Vitícola DOURO.
A participação nestes ensaios é essencial na demonstração de competências técnicas.